Como acabar com o chulé?

Aprenda dicas para combater o mau odor nos pés e nos calçados

adeus chulé

O chulé, também chamado de bromidrose plantar, é um dos principais vilões dos pés e calçados. Ele é causado por bactérias (e às vezes fungos) que se desenvolvem nos pés e nos sapatos devido ao suor.

Se a umidade ficar retida nesse lugar por muito tempo as bactérias começam a se alimentar dela e então produzem os gases que são os responsáveis pelo cheiro ruim.

Então, para combater esse problema, é preciso eliminar essas bactérias e neste post vamos falar de alguns métodos eficazes para acabar de vez com o chulé.

 

Como tirar chulé dos pés

como se livrar do chulé nos pés

Sabemos que as bactérias que causam o chulé gostam de lugares úmidos para “morar”. Então o primeiro passo é ter cuidado com a higiene dos pés. No banho, lave sempre os pés com sabonete e o mais o importante: seque-os muito bem.

Passe a toalha em todos os cantinhos dos pés, inclusive entre os dedos. Quem estiver em batalha com o chulé pode utilizar talco comum ou próprio para os pés para ajudar a retirar toda a umidade. É só aplicar nos pés secos que ele faz o trabalho sozinho.

Se você não tem talco em casa, provavelmente terá em sua cozinha um desses dois produtos: amido de milho ou bicarbonato de sódio. Os dois ajudam a manter os pés sequinhos e fazem a mudança de PH, evitando que as bactérias se multipliquem.

Outra dica importante é: mantenha os pés sempre hidratados. As peles mortas também são alimentos para as bactérias então retirá-las de vez em quando pode ser bastante eficaz. Esse procedimento pode ser feito passando uma lixa com o pé úmido ou com um esfoliante durante o banho. Adquira esse hábito pelo menos uma vez por semana.

 

Como prevenir o chulé dos calçados

 

bicarbonato de sódio chulé

É possível sim salvar um sapato com chulé, mas tomando algumas medidas diárias preventivas fica ainda mais fácil manter o chulé longe dos seus calçados e pés!

As dicas a seguir são essenciais não apenas para quem quer tirar o mau odor de alguma peça, mas também para quem quer prevenir esse problema super desagradável.

Ao chegar em casa nunca tire o sapato e guarde-o direto no armário ou na sapateira. Eles precisam arejar e secar muito bem para que as bactérias não nasçam e consigam sobreviver dentro dele. Deixe o sapato na parte mais arejada da casa e pode esquecer ele lá por algumas horinhas.

Tênis: uma história de amor eterna

Calçados clássicos: 4 modelos

Não utilize o mesmo sapato por dois dias seguidos. Tente fazer um rodízio pelo menos entre dois pares para evitar que o suor nunca seque completamente.

Guarde os calçados em locais arejados e não os deixe acumulados um em cima do outro. Quanto mais o sapato respirar menos chances tem de desenvolver chulé.

Se quiser faça saquinhos de bicarbonato de sódio e guarde os sapatos com eles dentro. O bicarbonato puxa a umidade e deixa o calçado sempre sequinho.

 

Como tirar o chulé dos calçados

 

Agora vamos supor que você seguiu todas as dicas, e ainda assim o seu sapato favorito está com um cheirinho insuportável. Calma, tem cura!

Se o cheiro for muito forte, limpe a parte interna com um algodão com álcool em gel ou água sanitária. Espere secar completamente. Depois adicione uma colher de bicarbonato de sódio dentro do sapato e deixe a noite inteira. O bicarbonato altera o PH fazendo que as bactérias não consigam se multiplicar. Esse processo pode ser repetido por algumas semanas até tirar completamente o chulé.

Outros produtos de limpeza que matam fungos e bactérias também costumam ser eficientes para tirar o chulé dos sapatos. Molhe sempre um algodão ou pano e limpe delicadamente a parte de dentro. Na hora de guardar você ainda pode utilizar uma colher de amido de milho ou sal para chupar a umidade.

Sapatilhas: conforto e romantismo

Nunca guarde os sapatos sujos no armário ou sapateira. As bactérias podem se proliferar lá dentro e passar cheiro desagradável para tudo. Limpe a sola, higienize a parte de dentro e se tiver manchas tire-as no mesmo dia. Essas dicas são fundamentais não apenas para deixar o chulé longe, mas também para aumentar a vida útil dos sapatos.

Por fim, nunca deixe os sapatos no banheiro, que costumam ser o ambiente mais úmido da casa. Nem precisa dizer novamente que esse fator é ótimo para o chulé se desenvolver.

 

Como tirar chulé das meias

como tirar chulé meia

Tudo que está contaminado com chulé precisa ser higienizado, isso inclui as meias. Primeiro lugar: nunca utilize a mesma meia duas vezes seguidas. Assim como os calçados elas absorvem o suor dos pés e viram um local propício para as bactérias se desenvolverem.

Deixe as meias de molho em um balde de água com três colheres de sopa de um produto antibactericida, pode ser um limpador multiuso ou até mesmo água sanitária no caso de meias brancas. O vinagre de maçã também pode trazer um efeito bacana. Mas escolha um produto apenas, que já será o suficiente. Deixe as meias de molho por uma hora e depois lave-as normalmente.

Dê preferência a meias de algodão que absorvem melhor o suor do que as fabricadas em materiais sintéticos como náilon.

 

Como se livrar do chulé

  • Não utilize o mesmo sapato por dois dias seguidos;
  • Deixe o calçado arejar algumas horas antes de guardá-lo;
  • Não deixe os calçados no banheiro;
  • Guarde em local adequado livre de umidade;
  • Mantenha a higiene dos pés sempre em dia;
  • Utilize talco comum, talco para pés ou bicarbonato de sódio nos pés;
  • Para tirar chulé do sapato, limpe com um algodão umedecido em água sanitária;
  • Guarde o calçado com um bocadinho de bicarbonato de sódio dentro;
  • Nunca utilize a mesma meia duas vezes;
  • Lave as meias com produtos antibactericidas;
  •  Seque muito bem os pés antes de calçar qualquer sapato.

Produtos eficientes para acabar com o chulé

  • Talco comum;
  • Talco para pés;
  • Sal;
  • Amido de milho;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Álcool em gel;
  • Água sanitária;
  • Multiuso antibactericida;
  • Vinagre branco.

Comentários

Fique Por Dentro

Seja a primeira a ficar por dentro das novidades!