Como limpar camurça

Veja métodos simples para limpar camurça e mantê-la conservada

higienizar camurça

Sabia que quando seus calçados são limpos após o uso e armazenados no armário corretamente eles duram muito mais tempo? Mas lembre-se, para cada tipo de tecido existe métodos diferentes de limpeza. Hoje vamos compartilhar algumas dicas de como limpar sapatos de camurça.

A camurça além de linda tem um toque e aparência únicos. Ela traz sofisticação no calçado e na composição como um todo, entretanto ela é super delicada e tem suas particularidades na hora de ser higienizada.

Tendências Outono Inverno 2020

Existem alguns métodos para limpar camurça, o que vai definir qual é o mais adequado é o tipo da sujeira. Confira abaixo como proceder em diferentes casos:

 

Dicas gerais para limpar camurça

Nunca use água pura para limpar a camurça. A água pode intensificar ainda mais a parte suja transformar uma pequena manchinha em um manchão.

Uma escova própria para limpar calçados é o mais indicado, mas caso você não tenha em casa, dá para improvisar com uma escova de dentes.

Nunca faça movimentos de vai e vem. A camurça deve ser escovada sempre na mesma direção. Dessa forma o tecido não será forçado e você evitará riscos e desgastes na fibra.

 

Água e condicionador: além da limpeza

limpar camurça

A forma mais conhecida de limpar e hidratar o calçado de camurça no geral é com uma misturinha bem simples: uma colher de condicionador de cabelo (precisa ser condicionador na cor branca) para duas colheres de água. Umedeça o pano (ou uma escova de dentes) com a mistura e passe suavemente sempre na mesma direção. Deixe por 10 minutos e depois retire o excesso com um pano úmido. Deixe secar em um local protegido do sol.

Como acabar com o chulé?

 

Apague a sujeira

Limpar calçados claros de camurça é mais fácil do que você imagina. Mas essa dica é apenas para cores como nude, cinza, off-white… Pegue uma borracha escolar branca e literalmente apague a sujeita do calçado. Sempre passe a borracha na mesma direção. Nunca faça movimentos de ida e volta.

 

Como limpar gordura da camurça

Se a mancha na camurça for de gordura, uma dica de limpeza do calçado que costuma funcionar é colocar fubá em cima da mancha e deixar ele agir por algumas horas. O fubá suga a gordura e tende a funcionar em calçados de camurça. Outra opção é o amido de milho. A forma de aplicar é idêntica a do fubá, e ambos devem ser retirados depois com uma escovinha, “penteando” a camurça sempre na mesma direção.

 

Muita sujeira? Vinagre o tira manchas potente

limpar camurça

Caso a mancha seja mais persistente, como molho de tomate, café e até mesmo vinho, utilize uma solução com vinagre de maçã. Todo mundo tem vinagre em casa e ele é um excelente aliado para limpeza não apenas de calçados. Aqui a proporção é um copo de água (250 ml) para uma colher de sopa de vinagre. Umedeça um pano e aplique a misturinha na mesma direção. Depois passe um pano umedecido para retirar o excesso e espere secar.

 

Barro e lama

Pode parecer desesperador ver um tênis ou sapato de camurça coberto de lama e a vontade de ir correndo limpá-lo é grande, mas acredite: neste caso a melhor saída é esperar secar. A terra quando molhada acaba manchando ainda mais o calçado, mas depois de seca, ela pode ser retirada com uma escova. Caso ainda fique sujo, após tirar o grosso da lama, você pode optar por higienizar a camurça com condicionador ou vinagre, de acordo com o nível de sujeira que persistir.

 

Pisei na poça, e agora?

como higienizar camurça

Uma situação que pode acontecer com qualquer um é: sair com um sapato de camurça e pegar chuva. O que fazer? Chegue em casa e seque o calçado com um pano para tentar retirar toda a umidade possível. Uma dica de ouro que ajuda muito com esses imprevistos é passar um spray impermeabilizante antes de usar o calçado de camurça pela primeira vez. Ele cria uma camada que bloqueia a sujeira e ajuda a evitar manchas mais complicadas de serem tiradas.

Sapatilhas: conforto e romantismo

Importante: nunca seque um calçado de camurça no sol. A melhor forma é deixar em um local arejado com sombra para não danificar o material. Para não estragar o formato do sapato você pode ainda colocar papel dentro dele enquanto seca para ele não murchar.

No fim desse processo, depois de seco, se a aparência estiver feinha que tal hidratar com condicionador?

 

Como limpar camurça:

  • Hidratação e sujeira leve: água e condicionador para cabelo branco;
  • Mancha de óleo: fubá ou amido de milho;
  • Lama: esperar secar e escovar com escova própria ou de dentes;
  • Camurça clara: apague a sujeita com uma borracha branca;
  • Muita sujeira: vinagre de maçã e água;
  • Nunca use água pura;
  • Penteie sempre na mesma direção;
  • Não deixe secar no sol;
  • Não use o secador de cabelos para secá-la;
  • Use papel dentro do calçado enquanto ele seca para não perder o formato.

 

 

Perfeitos para você:

Comentários

Fique Por Dentro

Seja a primeira a ficar por dentro das novidades!